A Carta Final

08-10-2020

Antes de começares a ler, podes agora ouvir o texto acedendo ao video que se encontra já a seguir!


Olá meu raio de luz,

Agora que estas aqui ao meu lado, decido explicar o porquê de nunca te ter respondido as cartas! Nunca em mensagens enviadas pelos deuses, eu ia ter capacidade para te dizer o quanto gostaria que as coisas fossem diferentes! Eu parti fazendo a minha jornada noutro lado, mas gostava que tivesses sido feliz mesmo não me vendo ao teu lado!

A minha partida foi repentina, mas a vida é mesmo assim e acredito que isso te fez aperceber que devemos continuar a caminhar e aproveitar. Todas as tuas cartas foram deixadas na minha caixinha de correio e foram lidas e relidas mais do que mil vezes visto que aqui o tempo é diferente do que na terra! Na terra vamos envelhecendo, mas aqui vamos rejuvenescendo!

Tenho tanto para te contar, todavia temos a eternidade para irmos conversar, porém vou te responder a algumas coisas! Como por exemplo sentires a minha presença sempre contigo! Passava todas as horas ao teu lado para te proteger, iluminar, dar a mão quando era mais preciso e contar-te uns poucos de segredos que te faziam lembrar do quanto a vida foi boa contigo! Tu foste o meu maior presente e como dizem: "todos os presentes regressam"!

Tentei avisar-te e por no teu caminho pessoas para te fazerem feliz porque, apesar de ter partido queria que fosses feliz, queria que tivesses os teus sonhos, tudo num mundo só.

As margaridas não cresciam por acaso no nosso campo em que aos poucos ias te esquecendo de regar. As margaridas são a marca do nosso amor e tu sempre dizias que querias deixar uma marca da tua passagem que, durante anos se tornou a nossa passagem. O meu nome Margarida sei que te deixou várias marcas, todavia prometo que agora vais conseguir ultrapassar! A fonte dos amores vai deixar de te marcar negativamente e todos os nossos locais vão voltar a ser os locais de eleição doutros casais como nós os dois.

Derramei lagrimas até a chegada, mas aprendi que nem tudo o que vivi foi mau. Podia ter vivido mais e reclamei com os meus botões, mas a minha passagem na terra teve todo o seu significado.

Dizem que quando nos cruzamos com alguém na vida é porque esse alguém nos vem ensinar algo, e tu, ensinaste-me a amar, a ver a vida doutra cor. Aqui conheci um senhor que diz algo muito peculiar sobre a vida: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." Tive imenso tempo há conversa com esse senhor e ele ensinou-me bastante.

Ensinou-me também que viver é acreditar, sonhar, sentir, persistir, saber que um dia os nossos sonhos, tornam-se outros sonhos e que também se podem tornar os sonhos de outros. Viver também significa perda e luto, renascer ao nascer do sol e agradecer ao por do sol. Viver também significa escrever as páginas e mais tarde as ler, percebendo assim o que foi a nossa vida. Viver significa deixar o que nos é 100% confortável e arriscar!

Já sobre o sentido da morte, não te posso dizer muito a não ser utilizar esta frase: "A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace."

Sei que o teu "luto" por mim não foi o melhor e a cura ainda a procuras, todavia os lutos são todos muito diferentes. Por momentos perdemos as esperanças e esquecemo-nos de lutar e noutros momentos, só queremos destruir memórias. Porquê é que o luto é tão difícil? Nem eu te consigo explicar, mas a vida tem destas coisas, fazendo-nos crescer e ver as coisas doutra forma!

Muitas vezes a tua pergunta foi sobre o sentido que a vida tem para depois acabar, como se fossemos um produto em que a validade chegou ao fim! Mas qual seria a piada se fossemos eternos?

Durante o tempo que fomos vivendo, ambos tivemos as nossas perdas e isso já foi uma pequena ajuda do entendimento do que é viver.
A cura muitas vezes passa pela dor, choro, escuridão, momentos em que só pensamos no porquê, entre outras tantas fases que nem eu te posso explicar, mas sempre me disseram que o choro é o que faz mais libertar.
Por isso nos teus momentos de choro eu estava lá para te apoiar, abraçar, dar aquela caricia que tanto amavas e também chorar contigo.

Sabes, por momentos perdi-me, mesmo neste mundo perdi-me. Não te tinha comigo e pensava que não iria aguentar, até que um dia ouvi dizer: "Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela." Uma frase que deste lado tem todo o seu sentido, devido a muitos "vícios" que ainda trazemos connosco, que cá não faz tanto sentido, como por exemplo: "vou chegar atrasado", "quero ser feliz"!
Na terra eu era tão feliz só que não o imaginava, eu e tu tínhamos tudo, até mais do que era necessário, todavia não o víamos. As nossas correrias fizeram com que perdêssemos tempo de satisfação, só porque tínhamos horários para tudo e mesmo juntos as vezes parecíamos distantes.

Aqui comecei a construir uma nova vida, imaginando como a nossa história e mesmo a tua espera, descobri que nem tudo é como imaginamos. Viver num sonho não é igual ao que significa realidade. Quero que a partir deste momento possamos viver unidos sem medos, sem olhar constantemente para o relógio. Como prometemos um ao outro: "na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe e nos volte a unir".

E voltou a nos unir, prometi que te ia amar para sempre e a minha promessa segue erguida com todas as forças que existem neste mundo. Eu acredito que mesmo estando só contigo em alma tu continues lindo, que o teu coração apesar de ter parado de bater tu ainda sejas uma alma cheia de emoção, uma alma com um sentido de acreditar verdadeiro e único.

Meu raio de sol aqui fica um pequeno registro de tudo o que guardei para te dizer na primeira oportunidade em que estivesses ao meu lado e espero que não me tenha esquecido de nada, mas se aconteceu tenho o resto desta nova vida ao teu lado!

Escrito por: Rúben Silva

 Voz de: Mariana Sousa 

Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora