Carta "Bullying"
O maluco que envia cartas a conhecidos e desconhecidos
Todas as casas possíveis, Todo o mundo
Caros(as) Destinatários(as)
Olá,
Caros amigos conhecidos e desconhecidos, a carta que vos envio hoje é sobre um tema mais complicado. Muitos já ouviram falar de uma palavra como "Bullying". Parece uma palavra indefesa, mas infelizmente ainda hoje em dia causa muitos danos. Para mim escrever sobre este tema, é criar-me alguma revolta por dentro, mas tem que ser feito.
Eu não vou dar o significado desta palavra, pois acho que tu já o sabes qual é, mas se não souberes ao certo do que se trata eu tento explicar do que estou a falar sem te dar ao certo um significado.
Bullying hoje em dia é uma das coisas que mais se ouvem
falar, isto pode ser praticado de modo físico, verbal e psicológico. Já
imaginaram quantos danos pode causar a uma pessoa que sofre deste tipo de
violência? (muitos não pensam)
Sabiam que em 2017 Portugal estava em 14º lugar de países em que por dia mais
relatos de Bullying eram realizados? Como podem imaginar, isto não é
brincadeira.
Muitos ao praticar esta ação nem imaginam o que vai na cabeça da pessoa. Infelizmente alguns acabam com a sua própria vida, pois não aguentam uma pressão tão grande por humilhações constantes. Outros decidem não contar e entram em depressões e outros falam conseguindo assim se livrarem e continuar a vida mesmo que custe, mas mais facilitada porque tem ajuda.
Os últimos dados que saíram sobre o Bullying em Portugal dá conta que desceram os números de vítimas nas escolas o que é uma grande vitória. Mas mesmo assim, baixar não é necessário, o necessário é mesmo acabar e não haver mais vítimas.
Pergunto se fosses tu a passar por uma situação destas o que farias? (se calhar também passaste por alguma situação destas, mas mesmo assim partilha comigo a tua história, todavia tu que estas a ler isto e nunca sofreste disto, conta-me como reagirias).
Pergunto achas justo, achas justo alguém sofrer? (ninguém acha justo).
Bullying é uma outra palavra para violência, são as duas da mesma família como já reparaste. Ambas matam, prejudicam e retiram uma parte de dentro da pessoa que as sofre.
Para ti que infelizmente já praticaste alguma destas coisas
que falei atras, ganhaste alguma coisa com isso? (imagino que não e não leves
isto a peito como uma critica).
Uma coisa que sempre me ensinaram foi que o mundo dá voltas e outra coisa foi
uma expressão que todos conhecemos "não faças ao outro aquilo que não gostasses
que fizessem contigo!"
Sei que é um tema muito delicado e um pouco estranho para alguém que começou a ler as minhas cartas sabendo que só escrevi até agora coisas mais softs, mas senti que devia escrever sobre estes temas mais delicados. Pode ser uma loucura, mas como já disse eu sou uma pessoa que gosta da diferença.Ao escrever sobre este tema vem-me as lagrimas aos olhos e lembro-me de certas situações que se foram passando. Uma vítima é sempre vista como o elo mais fraco, mas felizmente com o apoio dos meus amigos e famíliares, nunca estive sozinho e tu também podes sair por cima, por isso nunca fiques calado.
Juntos podemos vencer esta batalha e como já sabes juntos somos mais fortes.
P.s: Peço perdão por demorar a enviar esta carta, mas como imaginas é um tema forte e precisei de estudar um pouco dos dados sobre este tema. Tentando assim não ferir suscetibilidades.
Atenciosamente,
O maluco que envia cartas a conhecidos e desconhecidos