Carta "Violência"

27-04-2020

O maluco que envia cartas a conhecidos e desconhecidos

Todas as casas possíveis, Todo o mundo

Caros(as) Destinatários(as),

Olá,

A carta que hoje vos escrevo e entra nas vossas caixas de correio, é sobre um tema muito delicado, um tema que hoje em dia, ainda é muito ativo na sociedade que vivemos.
Esta carta não é só escrita por mim, mas também pelo testemunho que me enviaram, quando falei sobre este tema e esta carta!
Esta carta é sobre a violência no namoro ou relação abusiva!

Infelizmente ainda são muitas as pessoas que passam por isto, seja por ciúmes, controle, seja por diversos motivos que a pessoa cria na cabeça, entre outros!

Numa pequena pesquisa que fiz, dizia que em 2019 cerca de 58% dos jovens tinha sofrido este tipo de violência, o que assusta porque seriam mais 2% do que em 2018! Os dados diziam ainda que 67% da população achava isto normal, mesmo sendo menos pessoas do que em 2018!

Ao escrever esta carta que hoje vos envio, veio-me à cabeça a seguinte pergunta: Concordas com este tipo de violência? Só mais uma pergunta: O que eras capaz para parar com este tipo de violência?

Em Portugal já existem várias causas para prevenir este ato! Seja por um número telefónico, como até na esquadra mais próxima de casa.
Vou-vos deixar agora com o testemunho (o nome da pessoa em questão não será revelado, protegendo assim a pessoa que me escreveu).

"Na altura do ensino básico, eu era (e ainda sou) muito na minha, miúda calma, super distraída, se me dissessem que tinham passado por mim a minha resposta seria "Aonde? Nem te vi..."

E foi nessa altura que tive o meu primeiro amor ... Amor esse, que se veio a tornar perigoso com o tempo...

Como o conheci? Não sei, talvez a saída da escola, numa daquelas alturas em que vais a olhar para o chão, e vais contra alguém ou alguém vai contra ti, mas nem sabes exatamente ao certo de quem foi a culpa pq estas a olhar para o chão, mas acabas a pedir desculpa nem sabes a quem pq a pessoa já tinha sumido ...

E a partir daí, começas a sentir que estas a ser seguida na rua..., mas olhas para traz e não vez ninguém... tirando um gato preto ..., mas não iria ser um gato que te ia seguir, porque gato que é gato tem mais que fazer a vida dele...

La pelo meio começaram as mensagens... Miúdo giro, alto, moreno, fácil de falar e tirar o sorriso e o sono...

E la se chega o dia em que se começa a namorar... De início um querido, super romântico, mas começas a notar algumas coisas... autêntico cão de guarda (pra onde eu ia, la estava o dito cujo), ciumento (ate de falares com a tua melhor amiga daquela altura) ...

E com o tempo foi piorando... controlar mensagens (fossem de quem fossem), onde eu ia, com quem estava ...

Acabas a ser seguida todas as vezes que sai, por ele e por amigos( dizia ele que era para me proteger de não sei de quem) , começas a receber ameaças que acontece algo a x amigo( sabem aquele amigo que ate hoje se dão como irmãos? ) Pois bem, a conta disso tive que me afastar desse amigo, e de muitos mais ...

E num belo dia, os meus pais os meus recebem mensagens dele, a fazer queixas minhas só porque sim... e apareceu la em casa para falar comigo e com os meus pais... e os meus pais proibiram -nos de nos vermos... Mas

... adivinhem la... o que aconteceu? perguntam vocês...

Aqui a inteligente decidiu que não chegava, e voltou a vê-lo ... (contra os pais e contra tudo...)

E voltou tudo de novo, e pior...

Mas num dia. decidi que seria o fim. Disse que queria acabar tudo ..., mas não o queria ver. Mas ele la estava a minha espera... e eu a tentar fugir dele...rastejei no chão para ele não me ver, tentei por tudo que ele não me visse ... mas não deu... Tive de o enfrentar ... Disse-lhe que não estava bem , que não estava feliz , e queria acabar tudo... chora daqui chora dali... e eu a tentar manter me forte... não era fácil...

Ele mais uma vez, da forma que aparece, desapareceu novamente...

Depois estava a desabafar com uma amiga (que tinha amigos e que me protegiam sempre. Abençoada sejas amiga), e eis que o ser iluminado, aparece...

E pergunta-me se era o que eu realmente queria...

E eu já aflita, gritei e disse que sim que era., e ele a minha frente tenta matar-se ...

Eu virei costas, a chorar, e não o vi mais naquele dia, e a relação acabou...

Mas os meus trabalhos não acabaram. continuou mais algum tempo... ate alguém que o conhecia, barrava-me a passagem, dizia que ele já tinha alguém melhor que eu, e que eu era uma merda, que ele estava agora feliz....

Mas mesmo assim, continuava a receber mensagens dele a dizer que me amava, e que me queria de volta, e que se ia matar (novamente). Eu continuava a aguentar com aquilo tudo...

Tu continuavas atras de mim, mas os meus amigos protegiam-me onde quer que estivéssemos.

Mas no meio disto , um amigo que já conhecia , voltou a aproximar-se , e num dia em que me quis levar a casa , íamos na rua de braço dado, e o Ex estava sentado num local onde íamos passar ( como raio ele sabia que íamos passar ali ??? ) sussurrei ao meu amigo que era o meu Ex que ali estava, e ele disse pra não ter medo que estava ali ao meu lado para me proteger ( um lingrinhas, mas ia -me proteger)... e la fomos nos, com o peito cheio de coragem , como se nada se passasse...

E foi, o mesmo lingrinhas, que me ajudou a recuperar, a ter mais confiança em mim, e nos outros, mas nele principalmente ...

E no meio de uma recuperação, me voltei a apaixonar..., mas com cuidado, não fosse o diabo tece-las novamente... E fomos felizes, e eu fui feliz, porque não era um namoro abusivo...

A quem esta a passar por situações iguais ou piores... PEÇAM AJUDA

Não Guardem para vocês ... Não tenham medo contem...

Eu não contei e podia ter sido bem pior o desfecho...

Tenham cuidado e olhem por vocês.

Gil Poder"

Como puderam ler, nunca estamos sozinhos numa batalha e é sempre essencial pedir ajuda aos mais próximos. Luta pela tua liberdade e pela tua felicidade. Tu mereces sempre muito mais!

Esta carta é um pouco forte, mas antes de terminar quero deixar-vos algumas perguntas:

Vamos fazer com que acabe este tipo de violência?
Vamos fazer deste mundo, um mundo melhor?
Vamos fazer com que este tipo de violência não passe só de palavras?
Tu que já passaste por algo parecido ou pior não achas que mereces uma vida melhor?

Sinto que ainda tenho tanto para dizer neste momento, mas vou deixar para outra carta!

Antes de enviar a carta, quero agradecer imenso a quem me enviou este testemunho! O teu testemunho pode ajudar muitas vítimas!

Termino assim esta carta com a seguinte frase: "A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora." Benedetto Croce

P.s: Mais tarde volto com a continuação desta carta!

Atenciosamente,

O maluco que escreve cartas a conhecidos e desconhecidos

Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora