Entrevista a Ana Luisa

29-05-2020

A entrevista que aqui segue é sobre Ana Luísa. Natural de São Pedro da Cova, vive a vida de uma forma única, rodeada de energias positivas, música e um pouco a vista de alguns diferente. Uma entrevista que retrata a vida e o mundo ao redor dela. Criadora do seu proprio blog no instagram dá a vida ao seu projeto através daquilo que crê. Espreitem mais agora de quem é a Ana Luísa!


1. Quem é a Ana Luísa?

R: A Ana Luísa é um ser humano, com as suas luzes e sombras, uma força da natureza

com uma vontade imensa de viver e de aproveitar os pequenos prazeres da vida, sempre

com um sorriso no rosto que tão bem me caracteriza e de quem "vê bem com o

coração". Sempre me senti muito bem em liberdade com a minha própria natureza em

comunhão com a mãe-natureza, aproveitando e agradecendo por cada raio de sol e cada

pingo de chuva, pois esses fizeram de mim a pessoa que sou hoje. Dou muito valor à

simplicidade e acredito que tudo o que existe no mundo é amor, que todos nós somos

amor, só que com as várias experiências que nos vão acontecendo ao longo da vida,

vamos vestindo capas e colocando máscaras do que não somos. Por isso, acredito que a

minha missão passa por consciencializar cada pessoa que o encontro com a sua

verdadeira natureza é possível, caso esteja predisposto para tal e que tudo acontece por

uma razão: para a razão de voltarmos sempre à nossa essência.

2. Acreditas que foi a tua infância que te ajudou a ser quem és?

R: Sem dúvida, a Ana Luísa de agora é igual à Ana Luísa em criança, é para isso que

me dedico todos os dias. Voltar sempre à minha criança interior que tem todas as

respostas, que vive em liberdade consigo própria, sem se preocupar com as limitações

do medo ou do que os outros vão pensar, apenas vive livre, leve e dança com a vida.

Sou filha única e fui criada no campo, por isso lembro-me que as minhas melhores

amigas eram as árvores e as flores, do quanto adorava andar descalça com os pés na

terra, do quanto adorava contar histórias, dançar e cantar como se não houvesse amanhã.

Por este motivo, a minha criança ensina-me muito sobre o verdadeiro sentido das

palavras liberdade e felicidade, pois estas residem sempre nas coisas mais simples e que

temos absolutamente tudo para sermos felizes e agradecer, pelo simples milagre de

estarmos vivos! Para além do mais, tive uma educação por parte da minha família

sempre baseada em amor, respeito e compreensão, aquele abraço-casa bem

reconfortante que me moldou sempre e por quem tenho sempre as maiores referências.

3. Como te vês no futuro?

R: Sabes, essa é uma pergunta que por incrível que pareça, deixei de me fazer a mim

própria há uns tempos para cá. Vivemos sempre muito no passado ou no futuro e

esquecemo-nos que o presente é literalmente o maior presente que podemos ter! Que o

presente é tudo o que temos agora, neste mesmo instante, é quem nós somos agora, é

quem escolhemos ser, sentir e fazer agora. Mas respondendo à tua pergunta, aquilo que

mais desejo no futuro é manter-me fiel à minha essência e através dela, poder despertar

e tocar corações.

4. Como inicias-te o teu percurso musical?

R: Ainda no ventre da minha mãe ahah. Tenho família paterna e materna de músicos,

por isso a música sempre fez parte de mim. O meu pai é trompetista numa banda

filarmónica, em várias orquestras e também já foi músico militar e lembro-me dos

meus pais me contarem que sempre que o meu pai tocava cá em casa, em mexia-me

ainda na barriga da minha mãe. Está cientificamente comprovado que a partir dos 4

meses de gestação, os bebés conseguem ouvir e reter os sons, por isso foi a partir daí

ahah. Em criança lembro-me de acompanhar o meu pai para os mais diversos

concertos e desde pequena que desejava tocar flauta transversal e flautim. Aos 6

anos, quando aprendi a ler, aprendi também imediatamente o chamado solfejo, a

teoria musical e desde aí nunca mais parei. A minha primeira função numa festa

com a Banda Musical de São Pedro da Cova, onde ainda hoje pertenço, foi no dia 31

de março de 2008, começando por tocar trompete. Três anos mais tarde, consegui

mudar para os instrumentos que mais desejava, flauta e flautim e a evolução foi

notória. Por este motivo, acredito que a nossa alma tem sempre todas as respostas e

sabe sempre o que de melhor tem reservado para nós. Tocar estes instrumentos é

mesmo um sonho tornado realidade e ao qual agradeço sempre, que me mantém

viva, que me traz uma liberdade e um poder enorme de quem sou realmente, em

comunhão e orgulhando também a minha ancestralidade.

5. Acreditas que para ti a música é uma terapia?

R: Sim, sim, sim, muitos sins! A música traz-me sempre de volta para o meu verdadeiro

ser, para a minha alma livre e leve e por cada nota que dou, sinto mesmo que sou tudo

aquilo! Sinto mesmo que sou cada nota, que sou cada pausa, que sou cada pauta, que

sou cada música! É algo mesmo muito difícil de explicar por palavras, mas só de pensar

na tua questão, o meu coração expande-se, o meu sorriso espelha-se no meu rosto, a

minha alma purifica e por isso, aí tens a resposta com muito amor!

6. Eras capaz de viver sem o universo musical?

R: Não, não, não, muitos nãos ahah! A música é tudo para mim! A música relembra-me as

minhas origens, relembra-me quem sou eu verdadeiramente, relembra-me a minha

humildade, mas também o meu poder pessoal e a paixão e adrenalina que sinto em pisar

um palco, em fazer um solo ou em ter compassos de espera. E mesmo que não seja a

tocar, a música na minha vida é a minha melhor amiga para dançar com a vida, para me

purificar, para me consolar ou para vibrar em muita alegria!

7. Os teus pais são as tuas maiores ancoras?

R: Os meus pais são a minha maior fonte de inspiração as minhas referências, mas prefiro

dizer que são os pássaros que voam ao meu lado comigo. Os meus pais sempre me

protegeram muito e deram-me uma educação incrível, mas que desde cedo me

ensinaram a voar, ou seja, a lutar pelos meus sonhos e a voarem ao meu lado comigo, o

que quer dizer que estão sempre lá para o que for necessário, mas dando-me liberdade.

Com os meus pais aprendo todos os dias o verdadeiro significado de amor, não da

palavra em si, mas o que vive dentro de nós, pois somos feitos de amor. Com os meus

pais, aprendo todos os dias o verdadeiro significado de coragem, bondade e

generosidade. Por me darem asas desde cedo e por voarem junto a mim, sou

eternamente grata a eles pela vida! Eles deram-me a vida e dão-me a vida todos os dias,

por estarem sempre aqui a apoiarem-me e a ajudar a concretizar o meu maior sonho: o

de ser feliz!

8. Em criança eras mais rebelde ou mais pacifica?

R: Um equilíbrio entre eles ahaha. Sempre fui uma criança educada, mas com um feitio

próprio muito presente ahah. Quando me mandavam falar baixo, lá estava eu a falar alto

e com a resposta certa no momento certo, quando me mandavam parar de correr, lá

estava eu a correr ainda mais...penso que até hoje esta criança prevalece, com um

coração gigante, mas este feitio teimosinho e sempre com um sorriso no rosto a fazer

das suas ahah.

9. Sentes que com esta pandemia, devemos estar mais ligados uns aos outros?

R: Sim, sem dúvida! Para mim, estamos a ter um momento único e precioso precisamente

para ganharmos mais consciência daquilo que verdadeiramente importa na vida. Para

mim, aquilo que verdadeiramente importa é o aumento de consciência, conhecimento e

amor sobre nós próprios, sobre os que nos rodeiam, com quem nos relacionamos e com

a mãe-natureza, para mim é esta o grande triângulo mágico da vida. Portanto, é o

momento ideal para nos reavaliarmos enquanto seres humanos que se permitem ser e se

conectar consigo mesmo e com os outros. O que verdadeiramente importa reside sempre

na simplicidade e autenticidade de cada ser humano e estamos a ter um grande

chamamento do Universo para nos conectarmos de uma vez por todas com este amor.

Só vivemos uma vez, por isso está nas mãos de cada um decidir o que pretende para si e

o que verdadeiramente importa para si. Simples assim!

10. Recentemente lanças-te o teu projeto: "Ser Magia por Ana Luísa" do qual tenho

o maior orgulho em participar. Queres contar um pouco sobre este projeto?

R: Claro que sim! Fico sempre com um sorriso nos olhos e coração quando falo desta

minha plantinha, porque foi algo pensado em janeiro de 2020 e lançado para o mundo

no dia 17 de maio de 2020. Como senti que tive um grande renascer através da

meditação, do yoga, autoconhecimento e espiritualidade, aos poucos fui ajudando as

pessoas que me estavam mais próximas e quando dei por mim, comecei a perder o

medo de partilhar também aquilo que fazia nas redes sociais e foram várias as pessoas

que ia conhecendo, ajudando-nos mutuamente. Até que cheguei a um ponto em que

percebi que sem querer, já estava a ajudar várias pessoas e decidi tornar esta ajuda um

pouco "mais séria". Como a escrita me diz muito para mim desde pequena, como

escrevo os meus insights de alma e coração, senti que a escrita foi o meu portal de

conexão comigo e com o outro. Assim sendo, o Ser Magia por Ana Luísa baseia-se num

website, onde comecei a dar asas aos meus textos que se encontravam no meu caderno e

a partilhá-los literalmente com o mundo. Escrevo muito o que sinto mesmo com o

coração, escrevo muito sobre a vida, desenvolvimento pessoal e conexão com a

natureza, sendo que o maior objetivo com o projeto é inspirar as pessoas a dançarem

com a magia de que são feitas e que existe à sua volta, nas outras pessoas e na natureza,

lembrando sempre a bênção que é estarmos vivos e sermos Seres Humanos, com uma

essência e natureza única com a capacidade para espalharmos sorrisos por nós mesmos

e pelos outros, nunca esquecendo que a magia da vida reside sempre na simplicidade. A

par do site, tenho a página de Instagram (@sermagiaporanaluisa) e Facebook (Ser

Magia), estabelecendo uma ligação mais próxima com as pessoas ao partilhar o meu dia

a dia. Nessas plataformas de redes sociais partilho muito sobre meditação, yoga,

conexão com a nossa própria natureza e com a natureza mãe.

11. O teu projeto está a alcançar as tuas metas desejadas?

R: Se eu conseguir tocar um coração que seja, se eu conseguir mudar a vida de alguma

pessoa para melhor, se eu conseguir tirar um sorriso espontâneo a alguém e que esse Ser

Humano viva a sua essência em pleno amor, então a missão, não só do Ser Magia mas

de toda a minha vida, está a ser cumprida...e está verdadeiramente a ser cumprida,

porque me permiti abrir o coração.

12. Como é conciliar a vida privada com o teu projeto?

R: Ao longo de toda a minha vida fui tendo várias atividades eu que coloquei todo o meu

amor e presença, pois todas foram uma escolha minha. O Ser Magia foi acima de tudo

uma escolha minha por amor, onde continuo a tentar conciliar com a minha vida

pessoal, faculdade, estágio, banda,..enfim, sei que nenhum dia é igual a outro e existem

dias destinados a determinadas prioridades e está tudo certo.

13. Como surgiu na tua vida o Yoga e a Meditação?

R: Estou profundamente encantada com esta entrevista mágica na sua globalidade, mas

esta pergunta deixa-me sempre com um brilhozinho nos olhos. Num momento de

grande desconexão comigo, em que vivia com grande irritabilidade, stress e

ansiedade, a bolha rebentou e vários relacionamentos ficaram na corda bamba. Foi a

gota de água. Em setembro de 2018, num sábado de manhã, decidi ir pesquisar à

Internet "Como fazer meditação?" e após algumas pesquisas, segui as instruções e

comecei a praticar. Bem, não estás a perceber o boom que aconteceu naquele

momento com o meu corpo físico, mental e espiritual. Senti uma abertura enorme no

coração e ganhei uma clarividência, harmonia e paz enormes. A partir deste dia,

decidi começar a praticar meditação todos os sábados de manhã, mas a minha sede

para aumentar esta consciência e este bem-estar era tanta que decidi começar a

praticar todos os dias de manhã, mesmo tendo que me levantar às 6h15 da manhã

para apanhar três autocarros rumo à faculdade, aquele era o meu momento de

nutrição de corpo, mente e alma. Assim, começou a surgiu também o bichinho pelo

Yoga e comecei a praticar sozinha em casa pouco tempo depois, mas logo me

apercebi que precisava de aulas e então inscrevi-me num estúdio de Yoga na cidade

do Porto. Atualmente, não passo sem as minhas meditações e o meu Yoga, que me

ajudam sempre a regressar à minha verdadeira natureza e comprometo-me a levar a

prática para fora do tapete, aumentando esta clarividência e harmonia a todos os

níveis.

14. Qual é a diferença entre o Yoga e a Meditação?

R: Hoje em dia, consigo perceber que não há diferença em nada neste mundo, que nos

podemos identificar mais com umas coisas ou pessoas do que com outras isso é certo,

mas acima de tudo, fazemos parte de um todo e neste todo, tudo e todos são necessários.

Portanto, na minha perceção, o Yoga não funciona sem Meditação e a Meditação não

existe sem o Yoga, ambos se complementam.

15. Na tua opinião qual é a importância e benefícios do Yoga e da Meditação?

R: São inúmeros os benefícios que já estão comprovados cientificamente, mas os efeitos

que o Yoga e a Meditação têm em mim diariamente são a explosão de uma felicidade

pura e genuína, porque ao longo da prática são libertadas uma série de hormonas como a

serotonina e oxitocina, o aumento da consciência sobre mim e do que me rodeia, o

conhecimento da cada camada do meu ser, a nível do corpo físico, mental, emocional,

energético e espiritual, o aumento da perceção das minhas emoções e sentimentos, o

sentir de uma energia que me percorre cada camada de mim, vibrando em liberdade e

em leveza, aumento da proatividade, tolerância, compreensão e empatia pelo outro,

compreensão que o meu corpo é holístico, pois o físico, não se separa do mental, nem

do energético nem do espiritual, somos um só e tudo se complementa, assim como o

planeta Terra e Universo são holísticos, porque somos feitos exatamente da mesma

matéria e de cada elemento que existe, precisando sempre mas sempre uns dos outros

para vivermos.

16. Há alguma forma correta para meditar?

R: Penso que cada vez mais temos que desistigmatizar o que é certo ou o que é errado. Na

minha opinião, a meditação pode ser feita em qualquer altura e em qualquer lugar. Tu

podes querer acordar de manhã e meditar em posição de lótus em cima da tua cama ou

podes ir no autocarro e ires a meditar porque estás focado no momento presente ou

podes estar numa situação difícil e estares a meditar porque estás atento à tua respiração

e a repetires mentalmente mantras, por exemplo. Acima de tudo, a meditação deve ser

encarada como o viver do momento presente e como um veículo para tomares

consciência de ti próprio e do mundo que te rodeia.

17. Yoga e Meditação pode-se praticar todos os dias?

R: Yoga e Meditação podem ser praticados agora, neste momento, de acordo com o que

referi em cima. Relativamente aos ásanas, às posturas físicas do Yoga, depende sempre

da tua gestão de tempo ao longo do dia e de quais as tuas prioridades para o mesmo.

18. Quais são os segredos escondidos através do Yoga?

R: Aquilo que mais desejo é ir descobrindo segredo após segredo todos os dias da minha

vida! Mas por enquanto, já fui desvendando alguns, como por exemplo, o Yoga

estende-se para lá da prática física no tapete, é uma filosofia de vida, uma forma de

viver, ser e estar na vida, é uma forma como vês e como te vês na vida. Quando pratico

no tapete, sinto que estou a viver um total amor comigo própria. É inexplicável! Tomas

um respeito e uma atenção brutal pelo teu corpo, percebes que és um ser holístico e que

o teu estado mental e energético vai sempre influenciar a tua prática física e vice-versa.

E como é que percebes que realmente este estado se prolonga para lá do tapete? A

verdade é que estou a praticar uma filosofia que existe há mais de 5 mil anos que

provém da Índia e é como se mantivesses contacto e respeitasses todos os grandes

mestres e gurus, através de quem sou: torno tudo mais claro, mais nítido, percebi que

existe solução para tudo e que me consigo autosuperar, entendi que a respiração conta

como estou e como estão as minhas emoções e a relativizar as situações, tornando tudo

mais simples, mais livre e mais leve. Com o Yoga, aprendi a dançar com a vida em

todas as situações, a celebrar por tudo e por nada, a ser incrivelmente grata por estar

viva e aqui e agora estar a escrever para ti, que é tão simples sermos felizes com esta

simplicidade. O Yoga é a vida no seu estado mais puro. O Yoga ajudou-me a descobrir

aquilo que na realidade a minha alma já sabia. Ontem, hoje e sempre!

19. Completa: Com a meditação eu: Descobri-me a mim própria! Aprendi a

respeitar e a ser una com a minha própria essência! Que somos amor e que

somos todos feitos exatamente da mesma matéria e energia de tudo! Que

agradeço por estar viva e por ser muito feliz por isso! Que devo sempre (sempre)

seguir a voz do meu coração e que só se vê bem com ele!

20. És ligada á "Mãe Natureza"?

R: Muito, muito, muito! Desde pequena que mantenho sempre contacto com todos os

elementos da Mãe-Natureza. Lembro-me de ser pequenina e de fazer sopas de terra, que

deixava no jardim de minha casa para os animais mágicos irem lá comer e de falar com

as árvores. Hoje em dia celebro tudo aquilo que a natureza me oferece! Somos tão

nutridos pela nossa Mãe! Somos tão abençoados por viver no planeta Terra que

deveríamos de fazer agora, neste momento, uma enorme festa por um planeta se

conseguir transformar em biliões de anos, nisto tudo que temos de graça e que é a nossa

casa. Na natureza encontro sempre com a minha própria natureza! Danço com a

natureza mãe e danço com a minha própria natureza! Mas acima de tudo, a mensagem

mais importante que sinto que a Mãe-Natureza me passa é que eu lhe sinta, que eu

respire a sua energia e que me una à sua energia!

21. Acreditas que devemos viver na verdade do nosso "ser"?

R: Sem dúvida que sim! Sei que fomos estruturados para fazer, para ter, para sermos

máquinas, para sermos melhores, mas lá no fundo toda a gente sabe que tal coisa é

impossível e que a perfeição não existe nem nunca vai existir. Sei que muitas pessoas

utilizam máscaras para se protegerem e fingem ser quem não são pelas mais variadas

razões, mas lá no fundo (e afirmando uma velha máxima que costumo dizer vezes e

vezes sem conta) só muda quem quer, só vai ao encontro da sua verdadeira natureza

quem quer, só respeita e ama a sua verdadeira natureza quem quer. O fácil é usarmos e

trocarmos constantemente de máscara, o difícil é fazer um trabalho diário de

autoconhecimento. Com isto não estou a dizer que não tenhamos de nos proteger, pois

não vamos agir da mesma forma para um patrão como reagimos para um amigo, mas

mesmo assim é tão importante mantermo-nos fiéis à nossa verdadeira essência. Se

somos bondosos, sejamos bondosos. Se gostamos de rir, então vamos colocar um

sorriso no rosto de orelha a orelha. Se gostamos de algo ou alguém, então vamos gritar

aos sete ventos que o amamos. São exemplos, cada um saberá o que a sua essência

disser. O importante aqui é que haja um questionamento interno constante, como "quem

sou eu?", "o que me faz feliz?", e por aí fora. Só vivemos uma vez e somos a pessoa que

desde o início do nascimento até ao último dia esteve, está e estará a cada momento

connosco. Por isso, que nos respeitemos tal e qual como somos, tal e qual é a nossa

essência.

22. Termino esta entrevista com uma pergunta das minhas cartas: "Será que o que

fazemos na vida deixa-nos realmente felizes?"

R: Fazer sim, mas SER ainda nos deixa mais felizes, em total plenitude. Nós somos SERes

Humanos e isso já me enche o coração de felicidade e agradeço por ser uma SER

Humana, nesta forma de vida na Terra. O que me deixa realmente feliz é acordar e estar

viva, é ter saúde e vitalidade, é ficar feliz com as coisas mais simples e belas da vida. O

que me deixa feliz é saber que as pessoas que amo estão bem e felizes. À pergunta sobre

o que fazer, a minha essência diz-me que tudo o que faço por amor a mim e aos outros

deixa-me realmente feliz. Acordar, abraçar-me e perceber a mulher e o Ser Humano que

me torno todos os dias, única e exclusivamente por ser eu própria com a minha

humildade e sorriso no rosto, acordar e saber que naquele dia tenho muito amor para dar

aos meus pais, ao meu namorado, à minha avó, ao meu padrinho, à minha família em

geral, aos meus amigos, aos meus colegas, a um estranho na rua, ao senhor no

autocarro, acordar e saber que tenho um sol lá fora à espera de me beijar a pele, uma

árvore à espera que a vá abraçar, acordar e saber que tenho os meus gatinhos para dar

amor e abraçá-los até miarem,...o que fazemos por nós e pelos outros em amor e

simplicidade é e será sempre aquilo que nos deixa feliz. É e será sempre aquilo que

levamos connosco desta vida. E de todas as que virão.



Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora