Entrevista a Gonçalo Gomes

27-03-2021

A entrevista que se segue é ao jovem cantor Gonçalo! Nesta entrevista são falados temas como a sua carreira e a sua vida pessoal! O Gonçalo é muito mais que um simples jovem.  
Link de acesso ao canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UCMm5hCO6TuF-vS_Ax4dPBfA

1- Quem é o Gonçalo Nunes?

R: Uma criança de 20 anos cuja vida lhe tentou roubar a felicidade muitas vezes. Apesar de todas circunstâncias menos boas da vida, descobri desde muito cedo que teria de viver no futuro para ser feliz, ou seja, viver focado em tudo aquilo que queria alcançar e conquistar... apaixonei-me pelas artes aos 5 anos e foi aí que soube que o caminho que era suposto eu trilhar não era igual ao da maioria das pessoas.

2- O que escondes com o sorriso?

R: No sorriso escondo a dor, considero-me uma pessoa muito emotiva porque sinto tudo com muita intensidade (principalmente a tristeza). Demoro muito tempo a virar as costas a tudo o que me faz mal, sendo pessoas que já fizeram parte da minha vida ou até mesmo a pior versão de mim mesmo, por isso sinto a necessidade de esconder toda a "escuridão" dentro de mim com um sorriso.

3- Quando é que a música entrou na tua vida?

R: A primeiras memórias que tenho da música foram criadas por volta dos meus 5 anos, o meu irmão tinha vários videoclipes descarregados no computador e eu passava dias inteiros a ver constantemente os mesmos vídeos, um pouco mais tarde o meu irmão recebeu um cavaquinho e eu acabei por lhe partir as cordas a fingir que estava a dar um concerto então posso dizer que este bichinho da música já me acompanha há muito tempo.

4- Porquê da escrita em inglês?

R: Adoro escrever em inglês, não só por sentir que é uma língua que torna o processo de escrita mais fácil mas porque sempre sonhei em ter uma carreira internacional. Adoro viajar, a sensação de estar longe de casa e de estar exposto a coisas novas mas principalmente porque odeio a ideia de passar o resto da minha vida no mesmo lugar.


5- Na música "No one knew", lançada em 2019, qual é a mensagem que pretendes demonstrar?


R: A música No One Knew é um tema que para mim foi muito importante em diversos aspetos, o principal sendo a mensagem que carrega, foi uma das músicas que escrevi quando estava a atravessar o ponto mais baixo da minha vida, o que quis transmitir foi que, querendo ou não, muitas vezes ninguém sabe o quanto estamos a sofrer mas também precisamos de reconhecer quando precisamos de ajuda, a pessoa que me ajudou, talvez mesmo sem se aperceber, foi o meu irmão, antes de escrever esta música e de me aperceber que tinha alguém com quem podia contar, estive muito perto de cometer o pior erro da minha vida... teria perdido tanta coisa, até aqui não sabia que uma simples música podia ter tanto impacto na vida de uma pessoa mas ao olhar para trás vejo perfeitamente que sempre foi a música e o sonho de ser cantor que me fez seguir em frente.

6- Na música "Forgive me", lançada em 2020, é dedicada a alguém em particular (o teu pai). Que história esta por detrás desta música?


R: O tema Forgive Me é sem dúvida a música mais pessoal que já escrevi até hoje, escrevo muitos temas sobre tudo o que passei mas nunca tinha conseguido escrever algo de que me orgulhasse tanto. Cresci a ver o quanto o álcool pode arruinar algo que é suposto ser o nosso porto seguro (a nossa família), posso dizer que isso roubou muito da minha infância e da minha adolescência. Era tudo muito inconstante, num momento estávamos bem, no momento seguinte era como se vivêssemos com uma pessoa diferente, mesmo assim sempre amei muito o meu pai, nunca lhe o disse e arrependo-me disso todos os dias, sei que ele também me amava, mesmo nos piores momentos ele nunca me bateu. Em 2016 dissemos adeus pela última vez, durante 4 anos passei muitas noites a chorar até adormecer mas lançar esta música foi o que me permitiu fechar este capítulo e seguir em frente e onde quer que ele esteja espero que se orgulhe de mim.

7- O que gostas de exprimir enquanto cantas?

R: Não sei ao certo o que gosto de exprimir quando canto mas sei o que gosto de sentir quando canto, gosto de sentir a minha tristeza a tranformar-se em algo que para mim é lindo, algo que me permita ouvir a beleza na dor... alguém uma vez disse uma frase que me marcou muito "sem sofrimento não haveria compaixão" e hoje eu percebo o seu significado, nunca poderíamos reconhecer a felicidade sem sabermos o que é a tristeza primeiro.

8- És o compositor das tuas músicas?

R: Sou compositor de todas as minhas músicas porque sinto que tenho sempre algo a dizer, durante o processo de gravação do meu álbum estive em estúdio com um cantor que admiro imenso (Syro) e que me ajudou a compor as melodias e a ajustar algumas partes da letra, também tive o privilégio de trabalhar comum compositor que já trabalhou com imensos artistas nacionais e internacionais (Tyoz) e que é muito bom no que faz, obviamente que tudo isto não teria sido possível sem a ajuda do único produtor com quem trabalhei até hoje (Diogo Costa) e do co-produtor (Miguel Valente).


9- Projetos para o futuro, já tens?

R: Tenho um single para lançar brevemente e tenciono lançar o meu álbum algures entre este e o próximo ano. Gostaria de representar um dia mas não sei se alguma vez terei essa oportunidade.

10- Qual é o teu maior sonho?

R: Sem dúvida alguma poder viver da música, como disse antes, conquistar uma carreira internacional e poder fazer aquilo que amo. A Taylor Swift é alguém que admiro muito não só por ser uma excelente compositora mas também pelo seu business mindset, gostaria de um dia ter metade do seu sucesso.

11- O que diz os teus olhos?

R: Os meus olhos dizem-me para nunca olhar para trás... dizem-me para nunca chorar por leite derramado. O nosso propósito neste planeta é viver, irão sempre haver contratempos que nos desmotivam mas temos de aprender a seguir em frente por mais difícil que seja, ainda estou a aprender a fazê-lo, mas quero ser feliz, eu tenho esse direito.

12- Qual é a frase que levas para a vida?

R: "Não cuspas para o céu porque vai te cair na testa", nunca devemos falar ou fazer mal a ninguém, tudo o que damos recebemos de volta. Precisamos de aprender a perdoar e a respeitar-nos uns aos outros.

13- O que gostarias de dizer, aqueles que também estão a iniciar agora o percurso musical?

R: Por mais clichê que pareça, não desistam e acreditem em vocês, vai ser um caminho muito longo e muitas vezes poderão pensar que não merecem ter sucesso ou que não pertecem na indústria da música por não seguirem os padrões de beleza ou de talento impostos pela sociedade mas vocês merecem tanto como qualquer outra pessoa e não perdem nada em tentar. Eu passei 2 anos em aulas de canto até gravar o meu primeiro single e continuo nessas aulas até hoje porque sinto que ainda tenho muito que melhorar. Nunca tenham medo de dar o vosso melhor, tenham sim medo de não fazerem aquilo que gostam por medo do que os outros dirão.

14- Termino esta entrevista pedindo para comentares uma frase, de um projeto meu que esta para sair: "A música é a fonte, que todos procuramos para todos os momentos da nossa vida."

R: Esta frase é sem dúvida verídica, todos ouvimos música, seja na rádio quando vamos no carro, seja em casa, nos melhores e nos piores momentos... a música tem o poder de nos fazer sentir desde que estejamos dispostos a ouvir o que ela nos transmite. Está na nossa natureza reprimir os nossos sentimentos, forçarmo-nos a ultrapassar a dor... eu penso que o mundo seria um lugar muito melhor se todos nos permitíssemos sentir, sem dúvida seríamos pessoas muito melhor resolvidas.


Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora