Entrevista a João Sousa

04-11-2023

A entrevista que se segue é a um jovem promissor no mundo da moda.  Em 2018 vence o concurso "Jovens Criadores PFN" na edição do Modtissismo de Fevereiro. A sua marca capta a atenção de varias figuras publicas no panorama nacional para eventos, programas televisivos entre outros. 
Fiquem a conhecer um pouco mais sobre o João na entrevista que se segue. 

1.Quem é o João?

R: Está pergunta é um pouco complicada porque é sempre difícil saber quem somos na totalidade, mas talvez numa palavra seria Sonhador.

2. Sempre gostaste de moda?

R: Sim, desde pequeno que sempre quis ser designer, segundo a minha família desde dos 4 anos que já dizia que era o que queria fazer.

3. Quem te inspira na moda e na vida?

R: Tudo acaba por me inspirar, às vezes uma noticias, os meus amigos , uma música , uma viagem, arte, a família, tudo pode servir de inspiração para um designer. Mas tenho uma musa, a nível profissional e pessoal que é a Candice Swanepoel que é uma grande referência para mim como ser humano e como profissional!

4. Quando e como surgiu a Joaosousabrand?

R: A João Sousa Brand é uma marca que nasceu em 2018 desde que terminei os meus estudos na Escola de Moda do Porto. Tive a oportunidade de estrear no Bloom do Portugal Fashion e desde aí que a marca se foi construindo.

5. Como é o teu processo criativo?

R: Há sempre uma busca inicial por referencias, os desenhos iniciais e passamos para a modelação e primeiros protótipos, mas até ao final, até as peças estarem todas prontas , tudo muda, nada é como foi pensado inicialmente, e isso é que é fascinante nesta área, a constante mudança de um processo criativo até chegar a algo que gostamos.

6. Para ti como funciona a questão da sustentabilidade em cada criação?

R: A sustentabilidade na minha marca acaba por se refletir em materiais reciclados de desperdícios da indústria nacional e pela produção por encomenda das peças que evita os gastos ambientais e os excessos da indústria têxtil .

7. Como trabalhas na divulgação da marca?

R: Neste momento 100% digitalmente através de redes sociais.

8. Quais colaborações já fizeste?

R: Felizmente temos tido alguns projetos incríveis com artistas portugueses , podem consultar todos na nossa página @joaosousabrand e no nosso website www.joaosousabrand.com , melhor que falar é mesmo ver!

9. Onde encontramos as tuas peças?

R: Neste momento as peças podem ser encontradas no nosso website www.joaosousabrand.com e nas nossas redes sociais @joaosousabrand.

10. Alguma vez pensaste em ter uma loja física?

R: Sim, é um dos nossos objetivos, temos o nosso atelier mas não é aberto ao público. Estamos numa fase em que é complicado conseguir ter verba para ter esse sonho concretizado, mas tudo irá ser feito um dia! Tudo a seu tempo!

11. Quem gostarias que usasse a tua roupa?

R: Um dos sonhos é vestir a Candice Swanepoel, seria concretizar todos os valores que acredito e conhecer a minha musa. Mas , gostava que a minha marca fosse usada por artistas de todas as áreas!

12. Qual o teu maior sonho?

R: Conseguir trabalhar só na minha marca e conseguir internacionalizar a João Sousa Brand.

13. Preferes seguir tendências ou ser a tendência?

R: Nem uma nem outra, mais importante que a tendência é que o meu público se identifique com o meu produto e que se sinta confortável, confiante e sem medos .

14. Quais são para ti os maiores ícones da moda?

R: Hummm, talvez a Candice (mais uma vez) , Naomi Campbell , Alexander McQueen , Versace, Jaqcquemus…

15. Menos continua a ser mais?

R: Sim, para mim uma peça de destaque com um look clássico/ básico é sempre a melhor escolha.

16. Gostarias de trabalhar com alguém que ainda não tiveste oportunidade? Quem?

R: Há muita gente, a minha marca e feita para artistas, não consigo nomear só uma pessoa, há várias pessoas de vários segmentos do mundo da arte que eu gostava de trabalhar!

17. Como achas que vai ser o futuro da moda?

R: Eu acho que ao contrário do que deveria, a moda irá ser ainda mais rápida , o futuro é a tecnologia vão acelerar todos os processos e a moda tem acompanhado todas essas evoluções. Cabe as pessoas ser mais contidas a comprar , pensar no produto que prefere consumir e apoiar micro negócios e marcas.

18. É possível viver da moda em Portugal?

R: E muito complicado para ser sincero. Uma pessoa tenta e vai dando para ir andando, mas não podemos estar sempre nesse caminho. Por isso que um dos meus objetivos é internacionalizar a marca para o caminho se fazer mais longo e não parar a meio.

19. Para terminar podes deixar uma pequena mensagem a quem esta agora a dar os primeiros passos neste mundo?

R: Não vai ser fácil, todos os dias vai ser um obstáculo novo, vai se ouvir muitos nãos, mas acreditem no vosso potencial, acreditem nos vossos sonhos e não desistam deles! Sonhar é o futuro!


Obrigado e Boa Sorte  


Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora