Entrevista a Pedro No Porto

21-10-2023

A entrevista que se segue é a Pedro Maia, um sonhador e empreendedor que através das suas redes sociais entrega as pessoas o que a cidade do Porto trás até cada pessoa que por lá passa. Para saberem mais sobre ele leiam com atenção a entrevista que se segue. 

1. Quem é o Pedro Maia?

R: Sou o "vizinho que mora na porta ao lado". Tenho uma rotina dividida entre o meu trabalho, no aeroporto do Porto e o meu hobby no Instagram. Sou um apaixonado pelas artes, cinema e música são os meus favoritos confesso. Adoro comunicação social, ganhei este "bixinho" quando apresentei um programa de rádio há uns anos atrás. Considero-me uma pessoa sonhadora e empreendedora, para mim é um prazer imenso motivar e ajudar os outros a acreditarem em si próprios.

2. Onde surgiu a ideia para o teu projeto?

R: A ideia surgiu numa conversa "imprevista" no aeroporto, com o Bernardo Sousa. Sim é ele o meu padrinho no Instagram. Trocamos algumas ideias e surgiu o nome Pedro no Porto, o Bernardo foi a pessoa que me deu o incentivo que me faltava e graças a este feliz encontro, nasce o meu Instagram sobre divulgação de eventos no Porto, conhecimento de assuntos sociais entre várias outras temáticas.

3. Atualmente olhando para os nossos social media, o que te diferencia dos outros?

R: Os meus conteúdos têm um cunho muito pessoal. Eu coloco-me sempre como se eu fosse o público, imagino que não conheço o conteúdo que ali está mas quero conhecer. Numa sociedade onde se julga tudo e todos, muitas vezes de forma injusta e sempre por falta de conhecimento e sob influência social. O meu objetivo é mesmo esse, dar a conhecer para as pessoas fazerem as suas opções e opiniões. Divulgar o máximo cultural e social que se passa no Porto, para a cidade crescer e abrir os seus horizontes, abrir mentalidades sem preconceitos. Fazer chegar esta dinâmica para que o Porto receba mais eventos e mais cultura e não ser sempre a maioria na capital do nosso País.

4. O que admiras nos social media que acompanhas?

R: Vou acompanhando alguns é verdade. Vou tirando algumas ideias para conteúdos e vendo as dicas que alguns dão para a construção de reels e também sobre as diversas funcionalidades do Instagram. São tantas que já pensei em tirar um curso…

5. Que táticas utilizas para lidar com comentários negativos sobre o teu trabalho?

R: Comentários negativos desde que sejam construtivos aceito bem e agradeço pois ajudam a melhorar de uma forma geral. Os não construtivos ou os ditos haters… são os indicadores que estou a fazer um bom trabalho.

6. Como é trabalhar como social media em Portugal?

R: Eu estou nesta área há pouco mais de um ano e sem dúvida é preciso criatividade como ingrediente principal. Ter o máximo de disponibilidade e agarrar todas as oportunidades que aparecem ou que temos que correr atrás, pois nada cai do céu… em alguns eventos que vou, tento sempre estar atento e perceber que mais conteúdos posso fazer com as pessoas que vou conhecendo. Abrir novos temas e dar oportunidade a novas parcerias de divulgação é fundamental.

7. Para além deste trabalho de social media, tens um podcast. O que as pessoas podem ficar a saber sobre esse projeto?

R: O podcast Pedro no Porto, está disponível no Spotify e é uma forma simples e rápida de poderem ouvir as entrevistas que vou fazendo com diversos entrevistados. Um leque de partilha de histórias sociais, onde cada pessoa conta a sua experiência de vida, relatam opiniões e tocam sobretudo em temas que as pessoas por vezes ainda julgam sem conhecer verdadeiramente… e aí entra um dos meus conceitos: já que julgar é intrínseco, vamos julgar com conhecimento de causa e veracidade.

8. O que mais te cativa no teu trabalho?

R: Sem dúvida a partilha de cultura! As artes para mim são o veículo mais preciso para estimular os nossos sentidos e a nossa mente, enriquece o nosso saber e faz abrir horizontes . Mostra também o outro lado de várias figuras públicas, sem filtro, provar que somos capazes de concretizar os nossos sonhos… realizei alguns que achava improváveis, estar com pessoas que sempre admirei e ter o orgulho de fazer um trabalho sobre a sua arte e partilhar com o público. No final ter o reconhecimento dos próprios e do público é uma satisfação e gratidão inexplicáveis. Fico muito feliz quando apresento o meu trabalho e as pessoas percebem de imediato o objetivo que tenho, o fato de apoiarem e seguirem o meu trabalho é um sentimento de gratidão que não consigo explicar, orgulhosamente pessoas como José Raposo, Merche Romero, Demo (expensive soul), Beatriz Gosta … são um apoio incondicional e estimulante.

9. O que é mais complicado para ti numa promoção de eventos?

R: Cada evento para mim é uma nova aventura. Nunca sei como vai correr mas, quando entro num projeto vou com tudo para ser um excelente trabalho. Confio muito na minha intuição e sigo o Flow do evento mas… temo quando me dá uma branca… já me aconteceu de estar a entrevistar alguém e não lembrar do nome… confesso que é o mais embaraçoso mas não complicado. Temos que improvisar e saber dar a volta à situação.

10. O que diz os teus olhos?

R: Os meus olhos dizem… que são o espelho da alma (risos) diz-me tu…

11. Como surgiu as entrevistas socio culturais no teu percurso?

R: Sempre quis dar voz às pessoas que precisam expor as suas vivências e experiências de vida. Acho muito importante está divulgação de histórias da vida real. Muitas pessoas identificam-se, são uma grande ajuda não só para quem as conta mas muito para quem as ouve. As redes sociais na minha opinião não devem ser só ostentação, histórias cor de rosa e momentos bonitos. Devem também mostrar a realidade menos brilhante com objetivo de ajudar o próximo, a nível psicológico e até de auto conhecimento e apoio.

12. Qual foi a entrevista que mais te deu prazer de realizar?

R: Gostei de todas, cada uma é única, em cada uma guardo a sua essência para mim. Tenho duas que foram as que mais me surpreenderam pela positiva. A entrevista ao Quintino Aires e a entrevista ao Adriano Silva Martins. Ambos foram maravilhosos comigo pois fizeram questão de darem a sua opinião sobre o meu trabalho de uma forma acertiva e sem filtros, impulsionaram em mim a vontade de seguir em frente e nunca desistir.

13. Para o futuro o que podemos esperar dos teus projetos?

R: Futuramente quero investir mais no projeto do Podcast e continuar a divulgar eventos e marcar, essencialmente no Porto. O meu objetivo é que o Porto viva mais intensamente a cultura, e isso impulsione o desenvolvimento psico social, que dinamize as pessoas e que se encontrem mais nas salas de teatro e concertos que temos. Quero também continuar a divulgar, os novos artistas do Norte, principalmente os artistas de rua, os quais vou angariando no meu Instagram Artistas no Porto. É uma comunidade que está a crescer e tenho conhecido talentos incríveis, saliento: a banda Carioca de Limão, Joni Oliveira, Diego Rocha, Lucca Romeiro, entre tantos outros… quero muito que em breve todos eles encham um Coliseu do Porto! La estarei para aplaudir, entrevistar e divulgar!

14. De alguma maneira o teu projeto esta envolvido com alguma marca?

R: O meu projeto é criar a minha própria marca "Pedro no Porto". Como tal estou disponível para parcerias de divulgação com outras marcas. Já o fiz logo no início, a Pacheco Óticas e a Arcu Loja são as minhas pioneiras e continuo a recomendar.

15. Durante uma gravação tua, já aconteceu algo engraçado?

R: Confesso que as entrevista mais engraçada, aliás foi uma Live, com o ex concorrente do Reality Show "O Triângulo", o Ângelo Dala, ele próprio já é super bem disposto, e nas respostas que deu foi super espontâneo e engraçado… refiro que o tema da Live era: Fantasias Sexuais…

16. Ao olhar para o passado, como vês o teu percurso até ao presente?

R: Considero o meu percurso até agora evolutivo. A nível de números no Instagram noto que os seguidores multiplicaram-se em menos de um ano mas sinto que demora bastante até atingir um número notório… mas vou em frente e faço o meu engajamento de forma orgânica.

17. Qual é o teu maior sonho?

R: A nível de Instagram o meu maior sonho é que futuramente vejam o Pedro no Porto como uma referência de divulgação sócio cultural da cidade do Porto. Por sua vez, que as entidades e artistas me procurem cada vez mais para ajudar a divulgar os seus eventos.

18. Onde podemos assistir ao teu trabalho?

R: Basta seguirem a página do Instagram: Pedro no porto e também artistas no porto. O podcast como já referi está na plataforma do Spotify e ainda no meu canal YouTube e Tik Tok, basta escrever na pesquisa Pedro no Porto e seguir o perfil.

19. O que nunca disseste ao publico que te assiste, mas já gostavas de ter dito?

R: Expressa-te e não te represes! E acredita que o teu melhor ainda está pra vir !

Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora