Testemunho "Ansiedade" de Orquídea

06-02-2021

A Ansiedade esteve "desde sempre" presente na minha vida. Fico sempre ansiosa antes de acontecimentos importantes, no início de cada ano letivo, etc.
Tudo começou no 2°ano. Não conseguia ler "Ficha de Avaliação", que pedia logo ao professor para ir á casa de banho vomitar...
Sempre fui uma menina muito extrovertida, falava pelos cotovelos, às vezes respondona e era confiante, apesar do nervosismo nos testes.
Estava tudo bem, até chegar ao 8°/9°ano!
Foi o cúmulo...estava ainda mais ansiosa, passei a ser uma menina tímida, envergonhada, com medo de ser julgada (cheguei ao ponto de não conseguir tirar dúvidas) e com pouca confiança em si mesma. Face a esta situação, dirigi-me a um Psicólogo. Não adiantou de nada e fiquei ainda mais ansiosa!

Entrei para o 10°ano, seguindo Ciências e Tecnologias. No início estava tudo bem, mas quando começaram os testes tudo piorou! Na escola tentava disfarçar ao máximo que estava bem, mesmo quando os meus colegas faziam comentários desnecessários sobre mim, para os professores não falarem com os meus pais, mas depois saía da escola e chorava ao telefone com a minha mãe e em casa também. Simplesmente, uma menina cheia de coragem teve vontade de desistir...
Com isto, senti necessidade em procurar ajuda psicológica, mas desta vez um Pedopsiquiatra. E resultou. Tomei medicação (durante meio ano), que embora fosse um antidepressivo, ajudava a controlar a ansiedade e o nervosismo.

Pelo meio, em março de 2020 perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida, a minha madrinha. Foi uma situação muito complicada, que ainda não superei e vou demorar a superar. Depois desta situação fiquei ainda mais sensível do que já era...

Hoje, não posso dizer que estou bem a 100% porque não estou. Já controlo melhor a minha ansiedade, mas continuo uma menina que por vezes não acredita que é capaz! Ainda penso muito nas coisas antes delas acontecerem. Por exemplo, se tenho um trabalho da escola para fazer fico logo ansiosa. Começo a pensar "E se corre mal? Será que tenho bibliografia suficiente? Acho que isto está mal escrito, é melhor rever...", o que origina bastante stress. Conclusão: Bloqueio!!

Hummmm...todos temos professores/as preferidas, não é!? No meu caso, tenho uma professora. Identifico-me bastante com ela!
É uma professora que me ajuda muito. Consegue compreender-me, uma vez que, enquanto adolescente, também era ansiosa. (Podia falar mais acerca da professora, mas não há necessidade, uma vez que muitas não iam perceber a ligação...)

Contudo, é gratificante poder crescer, aprender e ter o apoio da minha família, que está sempre presente e de excelentes amigas/os que sempre me ajudaram.  

Blog Rúben SIlva
Todos os direitos reservados 2022
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora